Paulo Borges, Herchcovitch e Martha Medeiros lançam turnê nacional de moda no Parque Shopping Maceió

Numa atmosfera de celebração à criatividade e inovação, o Parque Shopping Maceió foi o palco do lançamento nacional do projeto FFWMAG Fashion Tour na última terça-feira (2). O evento contou com a presença de três dos principais nomes nacionais da moda — Paulo Borges, Alexandre Herchcovitch e a alagoana Martha Medeiros, em um talkshow sobre processo criativo e mercado de moda para uma plateia de 300 convidados. Esbanjando simpatia, os três dividiram com o público informações valiosas sobre suas trajetórias profissionais, a singularidade de seus estilos e como veem o papel da moda no Brasil.

Concorrido, o evento no Parque Shopping Maceió marcou a abertura de uma exposição que permanecerá durante os próximos 12 dias na praça central do mall e reuniu fashionistas, jornalistas, blogueiros, consumidores, lojistas e pessoas ligadas ao ramo da moda em Alagoas. A noite de festa no shopping, que abriga algumas das marcas mais badaladas da cena fashion nacional, como Farm, Le Lis Blanc, Maria Filó, Calvin Klein e Animale, marca a entrada da capital alagoana na rota dos grandes eventos de moda.

Durante cerca de duas horas, o CEO da Luminosidade e diretor criativo da São Paulo Fashion Week , Paulo Borges, comandou um bate-papo com Herchcovitch e Martha. Os dois criadores voltaram no tempo para remontar suas histórias no mercado de moda brasileiro, pontuaram os desafios que encontraram e falaram sobre os processos criativos de suas coleções.

Alexandre Herchcovitch contou sobre a experiência de sair da alta costura para criar sua marca de jeanswear mantendo o seu espírito e possibilitando o acesso das peças a um volume maior de consumidores. Já Martha Medeiros falou sobre os novos desafios da criação e da pressão cada vez maior pelo novo em um contexto de rapidez e excesso de informação e influências.

Ambos disseram que a forma como respondem ao fast fashion e ao encurtamento da vida útil das peças provocado por redes sociais como o Instagram é com a criação de roupas atemporais.

A globalização que elimina fronteiras e coloca na mesma vitrine peças criadas pelos maiores talentos do Brasil e da alta costura internacional também foi colocada como um desafio, que Alexandre e Martha dizem ter como arma a singularidade, o DNA de cada um. “Hoje, a gente concorre globalmente, vendemos para o mundo, não só localmente. Por isso, a importância da identidade”, observou Herchcovitch.

Os dois estilistas ainda contaram à plateia que ocupava uma das salas do cinema Cinesystem como conceberam uma coleção juntos numa parceria criativa inédita que gerou peças com duas assinaturas.

Paulo Borges analisou o mercado atual de moda e o comparou com o de quando começou, há cerca de 20 anos. “Antes, há duas décadas, o desafio era a economia instável, agora é a velocidade. Mudou tudo, o acesso fácil e rápido à informação, a recepção de influências. Esse processo rápido da moda vai de encontro ao processo criativo”, disse.

No encerramento do evento, Borges fez um verdadeiro manifesto de apoio à indústria da moda e defendeu que o setor seja encarado com seriedade e prioridade na política econômica brasileira. “É preciso enxergar que essa indústria pode ser um grande vetor de crescimento e ter uma representatividade nas economias locais, com geração renda e emprego”, defendeu.

O sucesso do evento foi comemorado pela gerente de marketing do Parque Shopping, Mayara Diniz. “Foi extremamente gratificante para o Parque Shopping trazer essas três grandes referências da moda para conversar e trocar informações com o público de Maceió. O evento foi memorável, bastante enriquecedor para os convidados e nos consolida cada vez mais como referência da moda aqui em Alagoas”, avalia.

Anúncios

Categorias: Sem categoria

Siga a a+mais

Acompanhe as mais recentes notícias de nossos clientes.

%d blogueiros gostam disto: