Bolos de casamento são tema de exposição no Parque Shopping em homenagem ao mês das noivas

Inspirado pelo mês das noivas, o Parque Shopping inaugura esta semana uma exposição sobre o mais clássico dos componentes de uma festa de casamento: o bolo decorado. Elaborados com técnicas cada vez mais sofisticadas, seis “esculturas de açúcar” assinadas por duas das mais disputadas cake designers da cidade, Rosa Maria e Meraki, estarão espalhadas ao longo do mall no piso L1 a partir desta segunda (12), até o dia 31. “Nossa intenção é possibilitar ao público a oportunidade de apreciar ao vivo estas peças de arte geralmente tão efêmeras, mas que reúnem criatividade e extrema habilidade manual”, afirma Mayara Diniz.

Confira algumas curiosidades sobre os bolos de casamento:

– Embora o bolo já fosse tradição nas bodas desde a Roma antiga, as verdadeiras esculturas de açúcar que conhecemos hoje tiveram origem na França no século XVII, com a comemoração da união de Catarina de Medici e Henrique II, quando um elaborado bolo feito em andares impressionou os convidados e passou a ser copiado como sinônimo de status.

– Como o açúcar era um ingrediente raro e caro, quanto maior e mais branco, mais importante era considerada a família da noiva. Naquela época, o açúcar era comercializado em grandes torrões amarelados e clareá-lo demandava um trabalhoso processo de refinamento – algo acessível apenas a reis e rainhas.

– A pasta de glacê que encobria os bolos era extremamente dura – motivo que, acredita-se, tenha dado origem à tradição do noivo auxiliar a noiva no corte.

– Ao contrário do que se pensa, a famosa pasta americana, utilizada hoje na maioria dos bolos de casamento, não é americana. Ela surgiu há cerca de 100 anos na Inglaterra e chegou ao Brasil em meados da década de 80.

– Para alguns, o bolo de três andares possui ainda um significado: o primeiro andar seria o compromisso, o segundo, o casamento, o terceiro, a eternidade.

– Muitos casais ainda hoje congelam uma fatia do bolo para comer juntos no primeiro aniversário de casamento, como simpatia para atrair sorte e longevidade ao relacionamento.

1009

Anúncios

Categorias: notícias de nossos clientes

Siga a a+mais

Acompanhe as mais recentes notícias de nossos clientes.

%d blogueiros gostam disto: