Saúde óssea dos idosos será tema de congresso de ortopedia que Maceió sedia na próxima semana

Programação paralela contará com momento gratuito voltado para educar o público sobre cuidados com os idosos

O envelhecimento – e todos os desafios ortopédicos e traumatológicos associados a ele – será o tema central de uma ampla discussão que reunirá em Maceió na próxima semana, de 30/8 a 1/9, no Hotel Ritz Lagoa da Anta, cerca de 400 especialistas nacionais e internacionais para o XVIII Congresso Norte e Nordeste de Ortopedia e Traumatologia (CNNOT).

Considerado um dos mais relevantes eventos científicos da ortopedia brasileira, o CNNOT é uma realização da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT) com apoio da Sociedade Brasileira de Cirurgia da Mão (SBCM) e do Conselho Regional de Medicina de Alagoas (Cremal) e contará com uma atividade científica intensa distribuída em 11 módulos, cobrindo todas as áreas da Ortopedia e da Traumatologia. Serão quase 70 palestras, conferências, workshops, exposições de trabalhos científicos e mesas-redondas com abordagens sobre fraturas no Idoso, osteoartrite, osteoporose, prevenção de quedas, infecções pós-operatórias e manejo clínico do idoso com doença osteoarticular, entre outros. Paralelamente, o CNNOT integra ainda a realização da VII Jornada Norte-Nordeste de Quadril e Jornada Alagoana de Cirurgia da Mão.

“Decidimos concentrar foco total na temática do idoso nesta edição do CNNOT porque entendemos que, com o crescente envelhecimento da população, este tem sido um campo cada vez mais crítico para as áreas da ortopedia e traumatologia”, afirma o ortopedista e cirurgião da mão Raimundo de Araújo Filho, presidente da Regional Alagoas da SBOT e organizador do evento.

 

Programação gratuita: fórum sobre a saúde na terceira idade

Além da programação para especialistas, o congresso contará também na manhã de sábado (1/9), das 8h às 12h, com um momento especial voltado para o público em geral – especialmente idosos, familiares e cuidadores: o Fórum sobre Saúde Musculoesquelética na Terceira Idade. A programação multidisciplinar abordará temas como “Ginástica do Cérebro”, com a psicóloga Gabriela Valente de Lima; “Casa Segura: uma questão de qualidade de vida”, com a geriatra Helen Arruda, e “O que você precisa saber sobre osteoporose”, com o ortopedista Claudio Mancini, entre outros. As vagas para o Fórum são limitadas e as inscrições gratuitas podem ser feitas pelo whatsapp (82) 99939-7556.

 

Sobre os idosos no Brasil

O envelhecimento da população no Brasil ocorre em ritmo acelerado. Até 2025, cerca de 34 milhões de pessoas terão mais de 60 anos. Entre os problemas mais comuns associados a esta faixa etária estão as quedas, provocadas pela instabilidade postural e enfraquecimento das estruturas ósseas e musculares.

Consideradas um grave problema de saúde pública, as quedas trazem consequências que vão desde lesões leves, medo de cair repetidas vezes, até fraturas, dependência, hospitalização e institucionalização, o que causa impacto na sociedade como um todo, pelos prejuízos físicos, psicológicos e sociais.

Cerca de 30% das pessoas idosas caem a cada ano. Essa taxa aumenta para 40% entre os idosos com mais de oitenta anos e 50% entre os que residem em Instituições de Longa Permanência. No Brasil, segundo os dados do Projeto Diretrizes/SBGG, 28 a 38% das pessoas com mais de 65 anos, 32 a 42% de pessoas com mais de 75 anos e 51% de pessoas acima de 85 anos sofrem quedas.

 

Serviço

XVIII Congresso Norte e Nordeste de Ortopedia e Traumatologia (CNNOT)

De 30 de agosto a 1 de setembro

Local: Hotel Ritz Lagoa da Anta – Cruz das Almas

Informações e inscrições: www.sbtoalagoas.com.br

 

Fórum sobre saúde muscoesquelética na terceira idade

Sábado (1/9), das 8h00 às 12h00

Local: Hotel Ritz Lagoa da Anta – Cruz das Almas

Evento gratuito e aberto ao público

Vagas limitadas. Inscrições pelo whatsapp (82) 99939-7556.

Anúncios

Categorias: notícias de nossos clientes

Siga a a+mais

Acompanhe as mais recentes notícias de nossos clientes.

%d blogueiros gostam disto: