Parque Shopping recebe exposição comemorativa dos 80 anos do Iphan

Preservar o patrimônio imaterial e difundir o trabalho de salvaguarda do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – Iphan, aliando esse conceito às mídias digitais interativas. Esta é a proposta da exposição “Jangada de Pau: do imaterial ao digital”, que desembarca no Parque Shopping para marcar as comemorações de 80 anos de fundação do instituto.

Composta por painéis informativos e telas interativas e sensíveis ao toque, a exposição conta com uma peça única e que representa o trabalho de salvaguarda do Iphan: uma jangada feita de pau de piúba, um tipo de madeira encontrada apenas na Mata Atlântica e cujo extrativismo é proibido – o instituto obteve uma autorização especial do Instituto do Meio Ambiente para construir a embarcação utilizando o material orgânico. Além disso, o espaço conta, também, com um terminal audiovisual que exibe um documentário sobre o processo de criação da jangada e proporciona ao visitante uma experiência holográfica com conteúdo didático.

A mostra, que também explora a história dos quatro jangadeiros alagoanos que viajaram até o Rio de Janeiro em uma jangada improvisada, é fruto de uma parceria entre o Iphan e a produtora Núcleo Zero e proporciona ao visitante uma verdadeira viagem pela história das embarcações feitas de modo artesanal, desde sua origem ainda na pré-história, onde eram feitas com pedaços de madeira de modo rústico, até as contemporâneas, construídas a partir de materiais com maior capacidade de flutuação, como o isopor.

Anúncios

Categorias: notícias de nossos clientes

Siga a a+mais

Acompanhe as mais recentes notícias de nossos clientes.

%d blogueiros gostam disto: