No Mês da Consciência Negra, Parque Shopping comemora data com exposição do Ministério da Cultura

Duas exposições fotográficas marcam o Mês da Consciência Negra no Parque Shopping a partir desta semana. Em parceria com o Ministério da Cultura e a Fundação Palmares, o centro de compras recebe as mostras, cujos temas abordam a diversidade étnica e cultural do país.

Na primeira delas, intitulada “R\aízes”, a fotógrafa de Brasília Sophia Costa aborda a relação das mulheres negras com os próprios cabelos e seu papel na construção de uma identidade social e cultural. “É incrível como, quando essas mulheres fazem o caminho inverso e tentam resgatar suas raízes por meio de seus cabelos, elas passam a não só se aceitar como a se empoderar”, diz a idealizadora da exposição. Ao todo, são 12 fotos de mulheres retratadas usando vestes e maquiagens de deusas e guerreiras africanas.

Já o Museu Nacional de Enfermagem Anna Nery, instituição com sede em Salvador e mantida pelo Conselho Federal de Enfermagem, vai levar para o centro de compras uma coleção de nove painéis informativos com fotografias que ilustram e contam a história da contribuição afrodescendente para a enfermagem brasileira. Dentre as personalidades que são lembradas na exposição, estão Maria de Colodina, uma quilombola do povoado de Montegordo, em Portugal, famosa por auxiliar grávidas durante o parto, e Benoni Souza Lima, o primeiro homem a estudar na Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo.

Além das duas mostras fotográficas, o Parque Shopping ainda vai exibir, no local das exposições, um mini-doc feito pelo Ministério da Cultura e narrado pelo sambista Arlindo Cruz, que fala sobre a necessidade de se promover, na sociedade, a tolerância étnico-religiosa.

Serviço:

Exposições do Mês da Consciência Negra

Local: Parque Shopping, piso L1

Anúncios

Categorias: notícias de nossos clientes

Siga a a+mais

Acompanhe as mais recentes notícias de nossos clientes.

%d blogueiros gostam disto: