Duas exposições fotográficas marcam o Mês da Consciência Negra no Parque Shopping a partir desta semana. Em parceria com o Ministério da Cultura e a Fundação Palmares, o centro de compras recebe as mostras, cujos temas abordam a diversidade étnica e cultural do país.
Na primeira delas, intitulada “R\aízes”, a fotógrafa de Brasília Sophia Costa aborda a relação das mulheres negras com os próprios cabelos e seu papel na construção de uma identidade social e cultural. “É incrível como, quando essas mulheres fazem o caminho inverso e tentam resgatar suas raízes por meio de seus cabelos, elas passam a não só se aceitar como a se empoderar”, diz a idealizadora da exposição. Ao todo, são 12 fotos de mulheres retratadas usando vestes e maquiagens de deusas e guerreiras africanas.
Já o Museu Nacional de Enfermagem Anna Nery, instituição com sede em Salvador e mantida pelo Conselho Federal de Enfermagem, vai levar para o centro de compras uma coleção de nove painéis informativos com fotografias que ilustram e contam a história da contribuição afrodescendente para a enfermagem brasileira. Dentre as personalidades que são lembradas na exposição, estão Maria de Colodina, uma quilombola do povoado de Montegordo, em Portugal, famosa por auxiliar grávidas durante o parto, e Benoni Souza Lima, o primeiro homem a estudar na Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo.
Além das duas mostras fotográficas, o Parque Shopping ainda vai exibir, no local das exposições, um mini-doc feito pelo Ministério da Cultura e narrado pelo sambista Arlindo Cruz, que fala sobre a necessidade de se promover, na sociedade, a tolerância étnico-religiosa.
Serviço:
Exposições do Mês da Consciência Negra
Local: Parque Shopping, piso L1