15 Designers alagoanos criam peças sustentáveis com sobras de madeiras e revestimentos

Mais do que simplesmente reciclar, utilizar o poder do design para criar um novo valor a materiais que antes estavam prestes a ir para o lixo: este é o “upcycling”, conceito cada vez mais utilizado por artistas e designers em todo o mundo, que também inspirou o convite feito pela loja B Design, em parceria com a fabricante nacional de pisos Indusparquet, a alguns dos principais talentos do design e da arquitetura de Alagoas.

Nas mãos de 15 profissionais do estado – Alerson Barbosa, Bruna Nascimento, Carol Mindelo, Cledja Bernardino, Cleudir Baía, Creuza Lippo, Jadson Amorim, Lidiane Rocha, Márcia Melro Mônica Stuart, Patrícia Melro, Ricardo Leão, Sandra Leahy, Tiago Angeli e Valéria Cox –, uma coleção de mostruários de pisos de madeira e outros revestimentos que havia acabado de ser substituída por outra mais atual ganhou nova vida sob a forma de peças de design como mesas, bancos, luminária, cabideiro e até revisteiro.Cleudir Baia

O resultado é a mostra UpCycle B Design, cujo lançamento, no dia 16 de agosto, será marcado também por uma ação beneficente: a renda obtida com a venda das peças assinadas será revertida para a Rede Feminina de Combate ao Câncer de Alagoas.

Monica Stuart“A sustentabilidade é um conceito que temos trabalhado com cada vez mais força nos projetos que desenvolvemos na loja”, explica Suzana Costa, nome à frente da B Design e idealizadora da mostra. “Por isso, não poderíamos aceitar a ideia de simplesmente descartar os mostruários desatualizados: queríamos transformar todos estes materiais de qualidade em algo ainda mais nobre”, completa. “Transformar estes mostruários em uma peça de design foi um desafio e um grande aprendizado, que me fez refletir em relação aos desperdícios diários e como podemos viver de forma mais sustentável”, diz a arquiteta Mônica Stuart, que assina o “Banco Equilibrista”.valeria cox

O evento de lançamento do projeto, para convidados, será realizado nesta terça-feira (16 de agosto), das 17h às 21 horas, na loja B Design, na Jatiúca.

 

 

Confira as criações que fazem parte da mostra UpCycle B Design:

FOTOS: CLIQUE AQUI PARA FAZER O DOWNLOAD DE TODAS AS IMAGENS DAS PEÇAS E DOS ARQUITETOS

 

MESA BLOC, por Jadson Amorim

Idealizada como apoio lateral ou frontal para compor diferentes propostas de ambientes, a mesa complementar explora o conceito de bloco de madeira, contrastando a rigidez do módulo com a leveza de rasgos revestidos de acrílico.

 

MUTABLE, por Sandra Leahy

O jogo de encaixes das bases com o tampo de madeira reciclada confere tom lúdico à mesa de centro, “pensada para humores mutantes”, segundo define a arquiteta. Dependendo da forma como são dispostas as peças, o móvel assume diferentes modelos, numa proposta que concentra versatilidade, modernidade e sustentabilidade.

 

MESA CAVVA, por Cleudir Baia

O couro faz par perfeito com a madeira neste projeto de mesa de centro de geometria simples e atemporal, resultando em um contemporâneo contraste de texturas. Além de revestir os pés, ele garante também o destaque para a bandeja encaixada na “cavva”, peça-conceito do móvel, que reúne função utilitária em um charmoso jogo de volumes.

 

BANCO EQUILIBRISTA, por Mônica Stuart

O curioso jogo de linhas, que produz um padrão geométrico entrecruzado formado pela mistura da madeira com laca bronze, é o centro das atenções do Banco Equilibrista, cuja construção assimétrica desafia o olhar do público.

 

LUMINÁRIA PIETRA, por Cledja Bernardino

Uma chapa de Carpaccio de Pedra da fabricante italiana de revestimentos Legatto, feita de fibra de vidro revestida de rocha moída, foi o ponto de partida de Cledja Bernardino para a criação de sua luminária Pietra. O efeito translúcido do material é explorado em uma composição de linhas retas, com detalhes contrastantes em laca preta brilhante, cujo resultado é uma peça de aspecto artesanal, rústico e tecnológico.

 

MESA PEZ, por Bruna Nascimento

Com sua forma de sua vista superior inspirada no salto de um peixe – “pez, em espanhol” – esta mesa lateral faz uso de traços retos para “desafiar” a gravidade. Composta por basicamente dois materiais, madeira e vidro, a mesinha possui dois pés localizados no mesmo lado, deixando o lado oposto em balanço, causando no observador a sensação de que a mesa pode virar.

 

REVUE DECÓR, por Carol Mindelo

Com nichos e recortes estratégicos, a peça traz uma proposta vertical multiuso, que pode transformar-se tanto em um utilitário revisteiro quanto num charmoso suporte para plantas ou outras peças.

 

MESA VERSATILE, por Edifiq

Unindo sustentabilidade à versatilidade, a mesa de centro Versatile pode ser usada em quatro posições diferentes, oferecendo soluções para vários tipos de ambientes e ocasiões.

 

CABIDEIRO HANG, por Valeria Cox

A partir de um processo de desconstrução da forma original da placa de madeira recebida para o projeto UpCycle, Valéria Cox deu origem ao cabideiro Hang, trabalhando conceitos de estrutura, funcionalidade, estética, plasticidade e escultura.

 

MESA TACO, por Tiago Angeli e Ricardo Leão

Inspirada no mobiliário modernista, a mesa de centro ganha ar contemporâneo, tanto pela leveza como pela reutilização do mostruário de madeira. O tampo da mesa aproveita a medida padrão do mostruário, eliminando cortes e diminuindo assim o impacto no meio ambiente. A base conta com acabamento verniz 100% fosco, realçando a cor original do cumaru, e pés em ferro pintado com pintura metálica na cor café.

 

BANCO MITOSE, por Alerson Lisboa

Com sua forma inspirada no processo de reprodução das células, que em uma de suas etapas lembra um símbolo do infinito, o banco Mitose brinca com os conceitos de funcionalidade e de escultura, em uma peça que mescla força e leveza.

 

BANCO TAKO, por Creuza Lippo

Linhas puras, com ar retrô, faz dessa peça uma ideia sustentável para adaptar materiais existentes às necessidades contemporâneas. O antigo mostruário da indusparquet  reergueu-se como um banco para interiores, onde o toque da madeira ebanizada se mescla à existente e traz mais personalidade à criação.

 

 

SERVIÇO

MOSTRA UPCYCLE

Coquetel de lançamento: 16 de agosto, das 17h às 21 horas

Local: Loja B Design – Prof. Maria Esther Costa Barros, 282 – Jatiúca

Anúncios

Categorias: notícias de nossos clientes

Siga a a+mais

Acompanhe as mais recentes notícias de nossos clientes.

%d blogueiros gostam disto: