Alagoas ganha primeiro frigorífico industrial de carne certificada com padrões de qualidade

A partir do dia 26 de outubro, Alagoas dá um passo decisivo para o avanço da cadeia produtiva da carne, com a inauguração, em Arapiraca, do mais moderno frigorífico industrial do Estado – o primeiro a seguir padrões de qualidade exigidos para a certificação da carne.

Fruto da associação de empresários locais com o frigorífico FrigoVale, empresa do Mato Grosso (Estado detentor de um dos maiores rebanhos do país, com mais de 28,5 milhões de cabeças de gado), a FrigoVale Alagoas nasce no Estado graças à decisão da Prefeitura de Arapiraca de realizar uma parceria público-privada, por meio do instrumento de concessão, para a instalação de um frigorífico com os mais altos padrões de qualidade para prestar um serviço público que impulsionará a economia de toda a região.

Instalada em uma área de mais de 100 mil metros quadrados na região de Olho D’Água dos Cazuzinhas, perto do Distrito Industrial de Arapiraca, a FrigoVale Alagoas terá capacidade para abater mais de 10 mil cabeças de gado por mês, gerando cerca de 200 empregos diretos. Em sua planta industrial estarão os mais modernos equipamentos e métodos de abate e resfriamento – incluindo pistolas pneumáticas que minimizam os sofrimentos dos animais no momento do abate, o que resulta também em uma carne mais macia e de melhor qualidade.

“Nossa empresa tem como missão prestar não apenas um serviço de alta qualidade para o produtor, como contribuir para que toda a cadeia da carne do Estado siga os padrões de qualidade dos grandes frigoríficos do país”, diz Jaelson Gomes, diretor-executivo da FrigoVale Alagoas. De acordo com o executivo, que acumula experiência no setor público e privado (foi secretário Municipal de Saúde de Maceió e diretor-executivo de indústria de laticínios do Estado), o frigorífico já entra operação, ainda em fase de testes, a partir do mês de novembro. “Durante esse período, nosso principal objetivo é estreitar os laços com os produtores para atendermos melhor todos os segmentos do mercado”.

Apesar de o Brasil ser o maior exportador de carne do mundo – e deve nos próximos anos ultrapassar os Estados Unidos como o maior produtor -, apenas 13 Estados foram recentemente liberados pelo Serviço Veterinário dos EUA do embargo sofrido pela carne in natura: Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Rondônia, São Paulo, Tocantins e, no Nordeste, apenas Bahia e Sergipe.

“O recente avanço de Estados como a Bahia, onde o poder público e a iniciativa privada trabalharam juntos para elevar os padrões do abate e de refrigeração da carne, aponta um caminho irreversível que Alagoas também terá que seguir”, diz Jaelson Gomes. “E temos certeza de que a FrigoVale Alagoas, em conjunto com toda a cadeia produtiva, poderá ajudar a contribuir para alavancar a imagem de qualidade da carne produzida em um Estado com criadores que são referência nacional”.

Anúncios

Categorias: notícias de nossos clientes

Siga a a+mais

Acompanhe as mais recentes notícias de nossos clientes.

%d blogueiros gostam disto: