Exposição internacional sobre o Sudário chega pela 1ª vez a Maceió no Parque Shopping

Durante os dias 18 de julho e 30 de agosto, o público alagoano terá a oportunidade de conhecer de perto um dos objetos mais estudados e misteriosos da história da Humanidade. Pela primeira vez em Maceió, a exposição internacional “Quem é o Homem do Sudário?” trará com exclusividade ao Parque Shopping a reconstituição da trajetória do Sudário de Turim, o pano que supostamente teria envolvido Jesus Cristo, por meio de réplicas de elementos datados da Antiguidade. Para ter acesso à exposição, bastar levar um quilo de alimento não perecível.

Parque Shopping - Sudário

Uma gruta que remete à atmosfera rústica da antiga Jerusalém foi o cenário criado pelo cenógrafo da Globo Clécio Regis para abrigar as explicações científicas sobre os segredos que envolvem o Sudário. Dividida em cinco fases, a mostra contém réplicas dos pregos, flagelos, da coroa de espinhos e das moedas colocadas sobre os olhos do Homem do Sudário. Além destes elementos, mais de 30 painéis que incluem estudos sobre o lençol sepulcral, o percurso histórico, a tumba com a escultura de bronze em tamanho real e o holograma em 3D feito pelo cientista holandês Petrus Soons compõem a exposição.

Com revelações estudadas desde o século XVI por arqueólogos, paleontólogos, médicos forenses e outros cientistas, a exposição “Quem é o Homem do Sudário” traz ainda uma réplica do lençol produzido em Turim, catedral da Itália que abriga permanentemente o objeto original. Para comprovar a autenticidade do tecido que envolveu o Homem do Sudário, painéis, vídeos e infográficos apresentam para o público as pesquisas cientificas realizadas sobre o caso, assim como o estudo do botânico israelense Aminoan Danim sobre as imagens florais presentes no lençol. “Para mim, o sudário de Turim é um grande desafio à ciência e nos ajuda a crescer em muitos campos culturais”, diz o Padre Alexandre Paciolli, responsável pela exposição e estudioso do Sudário.

“Sucesso por todas as cidades onde já passou, esta é mais uma experiência que fizemos questão de proporcionar ao público alagoano”, afirma Wilton Oliveira superintendente do Parque Shopping.

Quem é o Homem do Sudário?

Parque Shopping - Exposição Sudário

Estudado por cientistas céticos e também por religiosos, o Sudário de Turim, o pano que supostamente teria envolvido Jesus Cristo após sua morte, intriga por sua complexidade. Na exposição, é possível ver uma réplica 3D do Sudário e também de flagelos, coroa de espinhos e pregos. Desde o século 16, arqueólogos, palinólogos, médicos forenses e outros cientistas estudam o pano e descobrem novas informações. As marcas de sangue presentes no lençol revelam que a pessoa que foi enrolada pelo Sudário era um homem, pelo fato de o sangue apresentar cromossomos X e Y, na faixa etária dos 39 aos 37 anos, 1,75m a 1,80m de altura e de raça semítica.

Além disso, é possível ainda notar perfurações na cabeça, marcas deixadas por uma possível coroação de espinhos. Segundo estudos, o sangue encontrado é do tipo AB, comum entre os judeus da época; há marcas de pregos nos punhos, nos pés e de uma lança na região torácica.Tais evidências convergem para o que descreve a Bíblia ao retratar características, morte e crucificação de Cristo. O que intriga os estudiosos do tecido é o fato de não haver marcas de decomposição provenientes de uma possível degeneração do corpo do cadáver. As pesquisas mostram que o tecido ficou em contado com as manchas de sangue durante um período de 30 a 40 horas.

EXPOSIÇÃO INTERNACIONAL “QUEM É O HOMEM DO SUDÁRIO?”

Local: Parque Shopping, piso L2

Data: de 18/07 a 30/08, das 10h às 22 horas. (Domingo das 12h às 22h)

Ingresso: 1 Kg de alimento não perecível

Anúncios

Categorias: notícias de nossos clientes

Siga a a+mais

Acompanhe as mais recentes notícias de nossos clientes.

%d blogueiros gostam disto: