
Um dos pratos mais populares do mundo, o macarrão tem “dia próprio”: 25 de outubro. O Dia Mundial do Macarrão foi criado em 1995 durante o 1º Congresso Mundial de Pasta, em Roma, com o objetivo de promover seus benefícios e diferentes formas de preparo.
Para comemorar a data, o restaurante Maria Antonieta preparou para este sábado uma promoção especial: todos os pratos do cardápio feitos com macarrão (spaghetti, fettuccine e penne), independentemente do molho escolhido, ganharão o acompanhamento de uma taça de vinho. “Além de ser a harmonização perfeita, é a melhor forma de brindar este prato tão querido por todos”, diz o chefe Breno Gama.
Sobre a história do macarrão
Para alguns pesquisadores, a massa surgiu na China. Já segundo outros, teria aparecido na Palestina da Antiguidade ou até na Grécia. Só há um consenso sobre o assunto: foi na Itália que o macarrão se tornou como o conhecemos hoje. O macarrão chegou ao Brasil junto com os imigrantes italianos e, desde então, não sai mais da mesa do Brasileiro.
Hoje, o Brasil é o terceiro maior produtor de macarrão do mundo, com 1,3 milhão de toneladas. Já o consumo é de aproximadamente 6,2 kg por pessoa, a cada ano, de acordo com números da Abima (Associação Brasileira das Indústrias de Massas Alimentícias, Pão e Bolo Industrializado).
Fonte de carboidratos, o macarrão é capaz de fornecer energia para as atividades diárias. Por isso, é importante tê-lo sempre presente na alimentação. Além disso, é um dos ingredientes mais versáteis existentes na culinária: em diferentes formatos e cortes, permite a combinação com os mais diversos molhos, carnes e vegetais.


